segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Festejos do Imaculado Coração de Maria

A festa do coração de Maria é o expoente maximo do calendario de eventos de Tanque Novo,esse evento reune pessoas da sede e da zona rural do municipio,além de contar com visitantes de diversos municipios visinhos.os festejos ocorrem durante todo o mês de maio,com o costume de se fazer leilões na frente da igreja.Durante essa festa se destacam 2 dias principais para o encerramento dos festejos ,sempre com a visita dos bispos da diocese.

fotos antigas dos festejos:


fotos atuais:

Evolução da igreja Catolica em Tanque Novo

Por volta do ano 1904  a partir das primeiras casas que surgiram em Tanque Novo o povo decidiu que era hora de criar uma capela para fazer orações e missas.Prudenciano tinha uma imagem de Nossa Senhora da Conceição que foi doada a capela onde se faziam culto todos os dias,a capela passou a se chamar : ´´ capela de Nossa Senhora da Conceição e Sagrado Coração de Jesus´´,sendo reformada nos anos seguintes.
Imagens da primeira capela e as reformas posteriores a esta:



A primeira professora de Tanque Novo

Minha fotoRachel Pereira de Andrade nasceu em Guanambi. Era filha de Renato Pereira de Andrade e Leonor Fagundes Cotrim. Aos quatro anos de idade foi adotada pela sua tia Silvéria Maria de Jesus Fagundes, passando a morar em Caetité. Teve o privilégio de estudar na Escola Normal de Caetité, uma das melhores escolas da Bahia, naquela época. Com apenas 16 anos, formou-se e foi nomeada pelo Estado para trabalhar no povoado de Tanque Novo. Em 1943, casou-se com Arlindo Alves Carneiro, filho de família tradicional do lugar (neto dos fundadores de Tanque Novo: Juvêncio Alves Carneiro e Prudenciano Alves Carneiro). Seu nome passou a ser Raquel Pereira Carneiro. Participou ativamente dos primeiros progressos de Tanque Novo, como a criação do Posto de Correios e da feira livre – reivindicações suas. Morou em Tanque Novo, durante 75 anos, e recebeu muitas homenagens, em vida. Por isso, nós da família Pereira Carneiro, reconhecemos e agradecemos a todo povo tanquenovense. Raquel Pereira Carneiro faleceu no dia 24 de novembro de 2008, deixando uma grande lição de vida: humildade e amor ao próximo. Além disso, seu legado é rico em educação e cultura